The Road To Reality – Roger Penrose

Acabo de lembrar de um livro que vale recomendar para filósofos. Imagino que vocês o conheçam, eu o tenho e só o folheei – lê-lo vai requerer certo empreendimento: difficulty grows exponentially – mas ele é muito completo. Ele é essencialmente um compendio matemático que abrange tudo o que se precisa saber para estar familiar com a física, até a contemporânea – ele vai desde números complexos até teoria dos Twistors, passando por loops, super simetria, EPR, superfícies rimanianas.  Útil para quem gosta de matemática, física, ou apenas as idéias malucas do Penrose. Uma vez o Diego me disse: “eu quero aprender 3 séculos de física em 16(? ou algo assim, bem menor que 100) dias”. Esta pode ser uma boa oportunidade, apesar de talvez os últimos dias dos 16 devam ter uma certa dedicação integral.

Ele tem 34 capítulos e 1050 páginas. Se alguém for se atraver a ler, pelo menos algumas partes, posso dar uma olhada. Quem sabe me anime antes e poste algum dia. Já estou de olho no capítulo 23, The Entangled Quantum World.

Lx

3 opiniões sobre “The Road To Reality – Roger Penrose”

  1. Lucas, quanta matemática prévia precisa saber para ler o livro?

    É o tipo de coisa que eu começo saindo do colegial e saio discutindo cromodinâmica quântica e a emissão de eletron-pósitrons por fótons em movimento?

  2. É mais ou menos assim, infelizmente… tipo, no capítulo 6 ele já introduz cálculo e funções analíticas. Mas serve como guia (o próprio lide do título diz,

    “A complete guide to the laws of the universe” (rs) )
    e fonte de inspiração. E sempre é bom acostumar o ouvido, mesmo que não se entenda chongas… a vida é longa – ainda mais ainda pra você, com suas pílulas – e um dia “things fall into place”.

    I think it’s worth a try. Se você não quiser comprar (é caro!), pega o meu emprestado por uns dias, só para dar uma olhada.

Deixe uma resposta

