10 livros

Já que me pediram…

Aliás, o pedido ficou ambiguo. Livros mais importantes pra formação é uma classificação que não me permite fugir dos livros que mais me influenciaram independente de seu valor mais geral. Por isso a ocasional hererodoxian na minha lista.

10-O Aleph

Meu professor favorito foi um espanhol ficou indignado quando soube que eu nunca tinha ouvido falar de Borges, e me deu a história universal da infamia. No original, e Borges, se manteve inescrutável por algum tempo pra mim. Só mais tarde quando pus as mãos em um Aleph(um ponto de correspondência cósmica, como são os livros de Borges) tive um clean start. Mas nunca esqueci os primeiros ecos metafísicos que me tocaram em sua escrita, além da compreensibilidade denotativa.

9-Mago a ascenção

Minha formação intelectual começou sem duvida com livros de RPG. White Wolf principalmente. Eram livros intrigantes, com temas adultos, especulções metafísicas, mistérios, mundos diferentes. Vampiro muito, sem dúvida, mas Mago e suas idéias de realidade subjetiva, paradigmas, e etc levaram meu pensamento pré adolescente a abstrações improváveis. Dêem pra seus filhos, nem que for só pra ler.

8-Memórias póstumas de Bras Cubas.

Goes without saying doesn´t it?

7-O relojoeiro cego

Meu pai tem uma pousada. É inevitável que as pessoas esqueçam coisas ali, incluindo livros dos mais variados temas e assuntos. Li coisas das mais variadas ali, mas o mais absurdo foi me aparecer esse livro do Dawkins. Sério, quem passa férias no Ceará lendo sobre biologia evolutiva? De qualquer maneira, ali ouvi a palavra meme, descobri mais sobre evolução e ganhei um novo refinamento verbal.

6-Crime e Castigo.

Me deu fé que Dostoyevsky era ilegível. Mas me deixou encantado com suas metáforas complexas, as indagações éticas, e personagens horriveis.

5-A Biografia da fome

Esse livro caiu na minha mão numa viagem. Sem pretenções, embora soubesse que a autora é excelente, devorei. Fantástico, definitivamente a melhor escritora atual. Incrivelmente poético. Viciante.

4-Admirável novo mundo

teoricamente o livro mais importante na minha fomração. Foi minha penetração simbólica na literatura “adulta”, quando peguei um livro de capa dura coleção abril anos 70 da minha mãe. Dei sorte. Muito bom. Melhor das distopias que já li, imagens fortissimas(crucificação) e a pergunta do sentido da vida de certa maneira.

3-O Casamento do céu do inferno

Descobri Blake vendo o Alberto Marsicano tocar cítara e recitar suas traduções. Fui atras e me vi ali. Fantástico. Um projeto épico de poesia, em nenhum lugar tão elegante e perfeito como nesse curto livro. Incrivelmente filosófico, profundo. Verdadeiramente espiritual. Além de tudo, até para os padrões de Blake incrivelmente libertário.

2- As aventuras do Dr. Lelé

Essa seria a maior das heterodoxias.  Leitura feita pela minha mãe, dos idos da deep infância. Era sobre um engenhoso cientista que ao ficar irritado no transito e ouvir um “vai se foder e passa por cima” depois de bozinar constrói um carro capaz de fazê-lo. Passa por cima dos atonitos idiotas e fica feliz. Enfim, me mostrou como ciência e saber eram coisas que te davam poder sobre os outros, faziam eles te olharem de baixo como idiotas, e tornava sua vida mais facil. A primeira pedra da minha vida intelectual.

1-A Gaia Ciência

Um livro lindo, que além de tudo, me faz sentir em casa. O ponto alto de Nietzsche, profundamente tocante e simplesmente inesgotável (embora o cara da compania das letras diga isso sobre o Alem do bem e do mal). Poesia infinita. Fundamental.

Uma opinião sobre “10 livros”

  1. Gostei da lista.

    Em particular o doutor Lelé, Mago e Dawkins, como não poderia deixar de ser.

    Mago deve de fato elucidar vários aspectos do mundo, eu, que só conheço vampiro já acho as abstrações fantásticas, e me senti muito tentado a colocá-lo entre os meus top 10 particulares.

Deixe uma resposta

